top of page

NOTÍCIAS

Falta de coleta de lixo pode expor 30 mi ao Aedes no Brasil

  • Valéria Bretas, Exame.com
  • 23 de fev. de 2016
  • 1 min de leitura

São Paulo – Por falta de pagamento às prestadores de serviço de limpeza urbana, cerca de 400 municípios brasileiros terão a coleta de lixo afetada em 2016, fator que prejudicaria o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.


Valter Campanato/ABr



A estimativa da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) revela que cerca de R$ 200 milhões não foram pagos aos serviços de limpeza pública no último ano. Na prática, isso representa mais de 7 milhões de toneladas de resíduos sólidos que deixaram de ser coletados no período.


Segundo a Abrelpe, 30 milhões de pessoas são afetadas pela falta de limpeza e, por consequência, mais expostas ao mosquito.



“Além de acarretar danos ao meio ambiente, certamente tem contribuído para a proliferação do Aedes aegypti, levando ao aumento dos casos de dengue, febre chikungunya, zika vírus e outras epidemias já registradas do ano passado até agora”, diz em nota o diretor-presidente da Abrelpe, Carlos Silva Filho.

E a explicação pelo elevado índice de inadimplência das prefeituras não pode ser atrelado somente à crise financeira do Brasil, diz Filho.


“Há diversas possibilidades de obter os recursos para custear essas atividades. O combate ao mosquito Aedes Aegypti não se faz com campanhas pontuais e nem com forças armadas, mas com aplicação de recursos para garantia do saneamento adequado”, afirma o diretor-presidente.


 
 
 

Comments


Destaques
Últimas notícias
Arquivo
Localização e Contato

 

Av. Pres. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.987 - Sala 01 - Vila Augusta,

Guarulhos - SP |  07040-030

 

(11) 2611-9444

contato@rqambiental.com.br

 

Todos os direitos reservados © 2015 | RQ Ambiental Engenharia e Soluções | Desenvolvido por:

 

  • White Facebook Icon

Acesse nosso blog:

rqambiental.blogspot.com.br

 

Receba nossas novidades

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

bottom of page