RQ Ambiental conhece construções e práticas sustentáveis em San Francisco e Santa Clara, CA
- RQ Ambiental
- 27 de ago. de 2015
- 3 min de leitura
A equipe da RQ Ambiental foi conhecer práticas sustentáveis na cidade de San Francisco, na Califórnia, líder em construções certificadas (LEED - Certificação em Energia e Design Ambiental), conhecida por suas iniciativas ecologicamente corretas e eleita em 2011 a cidade mais verde da América do Norte.

Fonte: RQ Ambiental.
Iniciamos nossa visita pela Academia de Ciências da Califórnia que é formada por um aquário, um planetário, um museu de história natural e uma floresta tropical interna. Além disso, é considerada a mais larga construção com a classificação LEED platina pelo U.S. Green Building Council. A classificação platina, uma referência internacional para edifícios ecológicos, é a mais alta honraria concedida com base em cinco categorias (locais sustentáveis, uso eficiente da água, energia e atmosfera, materiais e recursos e qualidade ambiental interna).
A energia utilizada pela Academia de Ciências da Califórnia é quase totalmente fornecida por fontes limpas de energia (hidrelétrica e energia solar). O prédio utiliza muito vidro em sua construção, o que permite aproveitar a iluminação natural em seu interior.

Fonte: RQ Ambiental.
O seu telhado é coberto em 87% por área verde composta em sua maioria por vegetação nativa, o que reduz os impactos de ilhas das calor formadas especialmente em grandes centros urbanos. O telhado verde capta a água da chuva que é reutilizada e suas plantas transformam dióxido de carbono em oxigênio.

Fonte: RQ Ambiental.
Aproximadamente 60 à 65% dos resíduos do local são reciclados ou usados na compostagem, incluindo os gerados por cerca de seus 1 milhão e 500 visitantes recebidos por ano.

Fonte: RQ Ambiental.
Outro local onde os resíduos são reciclado ou utilizados na compostagem é o At&T Park, o estádio do San Francisco Giants, que foi o primeiro estádio de baseball a receber a certificação LEED prata para as construções, operações e manutenção. Através de seu programa de reciclagem e compostagem o local consegue que aproximadamente 94% de seus resíduos não sejam destinados para aterro.

Fonte: RQ Ambiental.
O local foi o primeiro estádio de baseball na Califórnia a oferecer aos fãs a possibilidade de carregar completamente os veículos elétricos durante um jogo. Além disso, outras práticas sustentáveis no estádio incluem 590 painéis solares que ajudam a fornecer a energia elétrica para o estádio, o uso de alguns uniformes fabricados a partir de materiais recicláveis, melhoria na eficiência energética, técnicas de economia no consumo de água, entre outras.
Continuamos nossa visita por San Francisco em um museu interativo chamado Exploratorium que concentra conceitos de física elétrica, mecânica, ótica, química e biologia em um único local e utiliza energia gerada por seus 5.874 painéis solares localizados no teto do seu prédio em 100% da sua demanda por eletricidade. Através do uso da energia solar o museu tornou-se o maior museu com consumo zero de energia nos Estados Unidos.
Próximo à San Francisco, em uma cidade chamada Santa Clara, visitamos também o estádio do time de futebol americano San Francisco 49ers, o Levi’s Satdium, que possui certificação LEED ouro.

Fonte: RQ Ambiental.
Assim como as outras construções visitadas o estádio do San Francisco 49ers também utiliza energia solar proveniente dos painéis solares localizados em seu teto e na passagem de pedestres em frete ao local. No telhado do estádio há também um telhado verde de mais de 2.500m2.

Fonte: RQ Ambiental.
Alguns dos materiais usados em sua construção são reciclados ou reutilizados de outros locais, como as madeiras utilizadas em algumas suítes do estádio que são reaproveitadas de um antigo hangar localizado no mesmo estado.
Aproximadamente 85% da água utilizada no estádio é reciclada, sendo aproveitada por exemplo para regar o campo e o telhado verde e para descargas nos vasos sanitários.

Fonte: RQ Ambiental.
Além de possuir várias construções sustentáveis, a cidade de San Francisco incentiva várias outras práticas que colaboram com o meio ambiente. Foi a primeira cidade do mundo a proibir sacos plásticos não-recicláveis e brinquedos que contenham produtos químicos. Muitos restaurantes locais dão preferência para ingredientes frescos, orgânicos e regionais. Grande parte da população utiliza transporte público. Através destas práticas, San Francisco, torna-se um exemplo de cidade que une o crescimento econômico e a sustentabilidade.
Assim como as construções visitadas em San Francisco, aqui no Brasil pode-se adotar práticas sustentáveis em seu empreendimento ou serviço. A RQ Ambiental fornece estações de tratamento e reuso de água de acordo com as necessidades do cliente, além de realizar projetos e instalação para o aproveitamento da energia solar através de painéis fotovoltaicos e trabalhar com a revalorização de resíduos, reciclagem e sua destinação adequada. Todos os serviços são realizados de acordo com as normas ambientais vigentes e prezam sempre por um alto padrão de qualidade.
Comments